O
ator que deu a vida a um personagem muito famoso e marcante em sua infância, O Menino maluquinho, Samuel Costa cresceu e hoje em dia está totalmente diferente daquele menino que alegrou sua infância. Samuel criou uma gravadora chamada Blue Filmes e está muito feliz com sua nova caminhada. Além da gravadora ele também tem um canal de humor no youtube.
O
Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga conhecido por Ziraldo Alves Pinto.
Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.
O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2005 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.
O filme O Menino Maluquinho, de 1995, é um filme estrelado por Samuel Costa no papel-título, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Othon Bastos e Luiz Carlos Arutin, sendo produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Helvécio Ratton. A canção-tema foi composta e interpretada por Milton Nascimento. Participações de: Bocão, Nina, Lúcio, Junim, Shirley Valéria, Julieta, Carol, Tonico entre outros.
Muito dos trechos do filme foram filmados na rua Congonhas,1 no bairro Santo Antônio, em volta de uma casa que é a residência do menino maluquinho durante o filme.2 Essa casa hoje funciona como uma loja de vestimentas (a Garimpo).
Menino Maluquinho 2 - A Aventura
Esta continuação, produzida em 1997, conta novamente com Samuel Costa como o menino maluquinho. Também no elenco Stênio Garcia, Fernanda Guimarães eAntônio Pedro. O filme foi produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Fernando Meirelles. Meirelles se tornaria mais conhecido posteriormente pelo filme Cidade de Deus.
Televisão
Um
Menino muito MaluquinhoEm 2005 foi produzida uma série para TV na TVE Brasil, posteriormente em posse da TV Brasil. Teve produção por Cao Hamburger e Anna Muylaert com roteiros de Anna Muylaert. A direção da série foi de Cesar Rodrigues. Sua estreia ocorreu em 2006 tendo se tornado um sucesso na época passando a ser exibida pela TV Cultura e Disney Channel no mesmo ano. Durou apenas uma temporada de 26 episodios de meia hora.
Desenhos animados
Em 2014 foram anunciadas a produção de duas séries em desenho animado baseadas no Menino Maluquinho, como parte da parceria de Ziraldo com a empresa Oca Filmes. A primeira série é baseada nos quadrinhos contando com animação tradicional em 2D, enquanto que a segunda é baseada nos livros pré-escolares "Bebê
Maluquinho" em animação computadorizada.3
Acredita-se que ambas as séries poderão ser transmitidas pela TV Brasil até 2017.