O garoto que acabou saindo nos jornais e sites famosos por ter apenas 8 anos e já ser
fisiculturista, mostrar um corpo muito evoluído para uma criança, acabou chocando o mundo. Mas isso já se fazem 15 anos, você imagina como ele está hoje em dia? Da uma olhada só:
Fisiculturismo ou
culturismo é o uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, a melhor formação muscular. Um indivíduo que se engaja nesta atividade é referido como um fisiculturista. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação e os critérios são: volume, simetria, proporção e definição muscular.
A Federação Internacional de
Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding—IFBB) regula o campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os maiores vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes),
Arnold Schwarzenegger (sete vezes),
Dorian Yates (seis vezes) e
Ronnie Coleman (oito vezes). Outros conhecidos culturistas são:
Mike Mentzer, Lou Ferrigno,
Charles Atlas,
Lee Priest,
Kai Greene,
Jay Cutler e
Phil Heath, o mais recente vencedor deste concurso (2011, 2012, 2013 e 2014).
Além deste campeonato, há outros onde os brasileiros fazem figura, como o Arnold Classic de Ohio, onde Felipe Franco fez figura recentemente.
Campeonatos
A Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding—IFBB) regula o campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os maiores vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes). Outros conhecidos culturistas são: Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Charles Atlas, Lee Priest, Kai Greene, Jay Cutler e Phil Heath, o mais recente vencedor deste concurso (2011, 2012, 2013 e 2014).
Além deste campeonato, há outros onde os brasileiros fazem figura, como o Arnold Classic de Ohio, onde Felipe Franco fez figura recentemente. 2
Descrição
A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isometria (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.
Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.
Estratégia
Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisiculturistas focam três principais pontos:
Treinamento adequado com a resistência de pesos e demais atividades físicas;
Nutrição especializada, incorporando proteínas e outros suplementos alimentares visando a liberação de hormônios para aumentar a síntese protéica;
Repouso (descanso) adequado para a recomposição muscular.
Uso de esteroides anabolizantes
Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de esteroides anabolizantes para o aumento de massa muscular de modo mais eficaz em um prazo de tempo menor, esta prática é prejudicial à saúde,3 já que estes são hormônios sintetizados. Muitos jovens são incentivados por um treinador indicando a quantidade que eventualmente dará mais resultados em cada jovem. Mas essa prática não tem nenhuma base científica comprovada.
Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.
O uso de esteroides anabolizantes e do fisiculturismo aumentam proporcionalmente a cada dia, e é cada vez mais comum ver atletas jovens usando anabolizantes para obterem mais força, músculos e definição.
Terceira idade
Estudos recentes vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade.4 Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão onde, para manutenção ou ganho de massa muscular, o fisiculturismo bem orientado produz resultados mais efetivos.
O fisiculturismo é um sistema de exercícios para fortalecer e aumentar os músculos do corpo.
O fisiculturismo não é considerado um esporte oficial, mas algumas pessoas o defendem como um esporte.
As pessoas que o defendem como esporte usam os seguintes argumentos:
Os atletas fazem esforços físicos de grande intensidade na prática do exercício
Os atletas posam, fazem flexões, e outros esforços no momento da competição.
É preciso controle intenso do corpo
O fisiculturismo não é um esporte Olímpico, porém, está incluso no Pan-americano e nos Jogos Asiáticos. Existem ainda alguns campeonatos amadores.
Os pré-requisitos para a participação em uma competição são: volume dos músculos, proporção entre eles e a definição muscular. A competição é disputada através de comparação das seguintes condições:
Tamanho dos músculos
Força
Proporção
Definição
Estética
Para o desenvolvimento dos músculos, o fisiculturista utiliza estratégias como: Treinamento em resistência de pesos, repouso e nutrição especial, acrescentando proteína extra à alimentação, inclusive através de suplementos alimentares, entre outros.
Outra forma de aumentar a massa muscular é a utilização de anabolizantes.
Os anabolizantes nada mais são do que hormônios sintetizados, que causam graves danos a saúde e são proibidos.
Apesar da proibição e da divulgação dos prejuizos que os anabolizantes causam a saúde, sabe-se que a maioria dos fisiculturistas os utilizam com a orientação de endocrinologistas e nutricionistas. Os efeitos da utilização de anabolizantes podem ser simples, como o aparecimento da acne, ou graves, como a hipertrofia prostática, a agressividade, a impotência, a esterilidade, a hipertensão e a hepatotoxidade, entre outros.
O fisiculturista mais famoso da história é o ex-ator e político (atualmente governador da Califórnia - EUA) Arnold Schwarzenegger.
A notícia do mendigo francês que treina e se alimenta como um verdadeiro fisiculturista teve grande repercussão nesta semana. Veja mais sobre esta história e o que podemos aprender com ela!
Vez ou outra, os noticiários nos trazem acontecimentos e situações no mínimo estranhas. Nesta semana, praticamente todos os grandes tabloides de notícias mostraram a história e a vida de um mendigo francês, que treina diariamente e mantém uma dieta focada no ganho de massa muscular.
O nome deste mendigo é Jaques Sayagh, ele tem 50 anos e conta no documentário “Street Fight”, de Julien Goudichaud, que mora na rua por opção, por não se adaptar com lugares pequenos, como alguns apartamentos. Ele dorme na rua, se cobre com pedaços de papelão e vive com seus dois cachorros. Jaques tem poucos pertences, mas é possível verificar no documentário, a presença de alguns suplementos.
Créditos Foto: Reprodução/YouTube (Lab Anass)
Jaques conta no documentário que tem dois irmãos e que desde criança, já praticava exercícios físicos regularmente. Ele conta que corria, fazia judô e natação e que esta rotina é muito importante para manter sua qualidade de vida. Além disso, em um ambiente tão inóspito como as ruas, ter um corpo com músculos fortes e salientes chega a ser uma maneira de estar mais seguro.
Treino e dieta do “mendigo fisiculturista” Jacques mantém diariamente seus exercícios, sendo que o documentário mostra que grande parte destes exercícios são feitos de maneira improvisada ou mesmo com o peso do corpo. Ele comenta que sua dieta já foi bastante restritiva, mas que com isso desenvolveu patologias hepáticas. Hoje, com uma alimentação mais equilibrada e com a devida suplementação, ele se prepara para um campeonato de fisiculturismo, fazendo seis refeições ao dia, sendo que todas elas contêm além de carboidratos e proteínas,vegetais em geral. A competição que Jaques irá participar é no mês de maio do próximo ano e ele comenta que na fase final de sua preparação, precisará reduzir sua retenção líquida, para conseguir uma melhor definição.